Desde que chegamos, estamos comendo muito bem aqui em Erevã. Além da comida ser muito boa, a maioria dos restaurantes dispõe de menus em armênio, russo e inglês – e pelo menos um atendente fala inglês.

Confesso que, em geral, o atendimento é meio lento, e a comida demora um pouco a chegar. Mas, se você mora ou já morou em Brasília, está habituado ao serviço lento. A diferença principal que notamos por aqui é que, em geral, é servido um pão ou algum tipo de aperitivo enquanto esperamos, o que é uma cortesia gentil. Quando o aperitivo é cobrado, não passa de 1 dólar (= 485 Drams no câmbio de hoje). Mas não podemos confundir atendimento lento com atendimento ruim!

O preço também surpreende: as refeições mais caras que fizemos não ultrapassaram 20 dólares, ainda que inclua vinho e água para dois.

A única coisa realmente ruim dos restaurantes aqui é que não existe lei antifumo, então quase todas as refeições são feitas na companhia de fumantes. Alguns dos restaurantes oferecem áreas separadas para fumantes e não-fumantes, mas em geral o cheiro já tá impregnado. Isso é uma coisa que me incomoda muito porque eu tenho asma.

Vou fazer um pequeno apanhado dos principais restaurantes que frequentamos aqui nestas primeiras semanas:

  • Sinatra Restaurant

img_1103.jpg

Não poderíamos deixar de fora o restaurante do hotel que foi a nossa primeira casa em Erevã. O Sinatra Restaurant fica localizado no 12o andar do Opera Suite Hotel e conta com excelente vista da cidade. Dispõe de menu com pratos italianos, e também um menu de culinária armênia – além de atender a pedidos especiais. O serviço é impecável e a comida excelente.

  • Aperitivo

Próximo ao Cascade, promete ser agradabilíssimo no verão: o ambiente interno é super agradável e, no verão, oferecem mesinhas na calçada. O menu é diversificado, oferecendo saladas que parecem saborosas, massas, hambúrgueres e sanduíches. Felipe comeu massa e eu pedi um hambúrguer, e ambos ficamos satisfeitíssimos com nossas escolhas.

  • Così è la Vita

Também próximo ao Cascade, com menu de inspiração italiana. O ambiente é bem simpático, e a comida é muito boa, com pratos montados de modo que a gente come também com os olhos.

  • Vinograd

img_1172

Definitivamente as melhores refeições que fizemos em Erevã. Já fomos 2 vezes a este restaurante, que graças a Deus fica muito pertinho da nossa casa. O prato que leva o nome do restaurante é de comer ajoelhado, e a tolma com receita caseira é de outro mundo.

  • Sushi Toria

O outro único restaurante onde já fomos 2 vezes – o sinal de que realmente gostamos! Na verdade, nosso primeiro jantar em Erevã foi no Sushi Toria – aquele tipo de coisa que dá certo sem muito esforço. Os sushis e os temakis são bem saborosos e o serviço é bom, num ambiente super agradável. Lá também tem uma boa seleção de cervejas armênias.

  • Tapastan

“Excelente” é a melhor definição pra esse restaurante que funde a culinária espanhola com a armênia em tapas espetaculares. A seleção de vinhos também é impecável. O serviço é muito bom, e o ambiente é um dos mais agradáveis em que estivemos por aqui.

  • Bellavista Italia

Massa saborosa num ambiente agradável, este restaurante rendeu um bom almoço. Mas o que eu mais gostei mesmo foi do chá de gengibre com limão!

  • Cactus

img_0996.jpg

Cantinho mexicano em Erevã, onde eu descobri que abacate é coisa cara por aqui. Quando fomos, recebemos de cortesia duas taças de vinho. Comi nachos com guacamole, que passaram com boas notas pelo meu teste de qualidade.

  • Ai Leoni

Um dos restaurantes mais ~chiques~ da cidade, um italiano que serve pratos generosíssimos. Quando fomos lá, não sabíamos que as porções super saborosas eram tão generosas, e acabamos levando as sobras pra casa. Tomei nota pra que, da próxima vez, peçamos um prato pra dividir!

  • Ankyun

Restaurante italiano delicioso e também aqui pertinho de casa. Serviço bom em ambiente muito agradável, e tem uma limonada feita na hora que satisfaz plenamente minha necessidade de tomar muito limão.

  • Black Angus Burger Bar

Um dos melhores hambúrgueres que eu comi nos últimos tempos, senão o melhor. Acompanhado de batatas fritas com queijo e uma pimentinha especial, o hambúrguer com carne angus é suculento e absurdamente saboroso, com porção generosa mesmo na sua versão mini.

  • Beijing Cascade

O único chinês que testamos até agora. A comida estava gostosinha, mas ainda buscaremos mais pelo ~nosso chinês perfeito~.

  • New Kadr Café

Almoçamos por acaso neste café, onde comemos um saboroso strogonoff. Pelo que notamos, parece ser ambiente bastante animado à noite. Tá na lista pra conferirmos se esta impressão é verdadeira.

  • The Club

img_1089.jpg

Ambiente sensacional e comida armênia com leitura sofisticada. Esse meu prato estava espetacular: um ensopado de legumes com cordeiro, e queijo. Felipe pediu um frango, e, naquele dia, o prato dele dava direito a uma taça de vinho rosé.

  • Lebanon

img_1121

Também próximo ao Cascade, o Lebanon oferece o melhor da cozinha árabe em um ambiente simples e aconchegante. A gente ficou tão empolgado com tantas coisas deliciosas que pedimos muito mais do  que aguentamos comer, e levamos os deliciosos kebabs pra casa.

  • Caucasus Tavern

Comida caucasiana num ambiente característico. Depois que fomos, descobri que é um restaurante mais turístico, mas ainda assim é super barato. A gente é bem fã de comida georgiana, então gostamos bastante da experiência.

  • Buffalo Grill

Uma das nossas últimas descobertas gastronômicas, que também fica pertinho de casa. Além do ambiente ser extremamente agradável com bom serviço, a costela que pedimos estava muito suculenta e saborosa, acompanhada de deliciosas batatas fritas à moda regional. Tava tão boa que não deu nem tempo de tirar retrato – o que acaba se tornando mais uma desculpa pra voltar. Pra completar, pedimos tiramisù pra sobremesa, e estava excelente.

Aqui em Erevã também tem Cinnabon e vários KFC e Pizza Hut, inclusive pertinho da Embaixada, o que significa visitas com mais frequência do que nossa nutricionista gostaria hihihi

Por enquanto, é só! Na medida em que formos descobrindo novos sabores, farei novos posts “gastronômicos” por aqui.

One thought on “Comendo (bem) em Erevã

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s