Ontem fizemos uma day trip com nossas visitas Helen, Rodrigo e Thomás até o Mosteiro de Noravank, que data do século XIII e fica a cerca de 130km de Ierevan.

Noravank foi fundada em 1205 pelo Bispo Hovhannes, e o complexo inclui a igreja de São João Batista (Surb Karapet), a Capela de São Gregório, e a Igreja da Santa Mãe de Deus.

O ponto alto da visita foi rezar junto com um padre da Igreja Apostólica, e receber a bênção! Nada melhor do que receber a bênção em um lugar de peregrinação num domingo.  

O lugar é belíssimo, no vale de Amaghu, cercado de montanhas, e o céu se abriu quando chegamos lá, deixando tudo mais bonito. A Igreja da Santa Mãe de Deus (Surb Astvatsatsin) só tem acesso por meio de uma escadinha bem duvidosa, e eu não me arrisquei a subir, já que meu pé doente me impõe certas limitações.

A viagem até lá é beeeeeeeem complicada, porque as pistas não são muito boas, e há uma serra no caminho, resultando em quase 3h de viagem pra cada trecho. Embora o Mosteiro seja belíssimo, e um lugar de peregrinação, eu não faço a menor questão de voltar lá por conta desse percurso de viagem péssimo.

O percurso de ida e volta em táxi que comporta até 6 passageiros e nos esperou durante o passeio custou 40mil AMD (cerca de 80 dólares). Nós almoçamos numa caverna na subida para o Mosteiro, e oferecemos o almoço para o taxista: a refeição para 6 pessoas custou 27mil AMD (cerca de 54 dólares) e comemos muito peixe, lavash, picles e batatas, acompanhados de água com e sem gás e 2 garrafas de vinho caseiro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s