É sabido que Londres é uma das principais capitais da moda do mundo, e que é muito bom fazer compras pela Oxford Street, Regent Street, Westfield Stratford City (um dos maiores shoppings de toda a Europa), Covent Garden, entre outros. Mas Liverpool também tem muito a oferecer pra quem quer fazer umas comprinhas!

Church St é, tradicionalmente, o coração do centro de compras de Liverpool, e todo o resto se expandiu historicamente a partir dali. As principais lojas estão concentradas nas ruas Church St, Lord St e Paradise St, e é possível encontrar por ali River Island, Forever 21, Primark, uma Boots enorme (quem ama uma farmácia bate aqui), entre outras. O shopping Liverpool ONE, que tem um conceito bem amplo e aberto, também ocupa uma parte da Paradise St com suas lojas.

Liverpool ONE é um shopping bem diferente, muito amplo e aberto, e que se espalha por algumas ruas: a Hanover Street, Peter’s Lane (que liga a Church Street ao novo distrito de compras), New Manesty’s Lane, Paradise Street e South John Street. É na South John Street que o conceito de “shopping center” fica mais claro, com 2 andares concentrados por ali. The Park é o terraço de lazer do shopping, que abriga um complexo de cinemas ODEON, com 14 salas de projeção, além de algumas lanchonetes e restaurantes, como Wagamama, Yo Sushi!, Café Rouge, etc. No Liverpool ONE também encontramos Starbucks, EAT, Pret a Manger, Bill’s, entre outros.

As grandes lojas de departamento John Lewis e Debenhams estão por lá, além de uma HMV (loja de CDs, livros e filmes) e a enorme loja da Apple. Por lá, também há Zara, Hollister, Accessorize, Waterstones, All Saints, GAP, Cath Kidston, Urban Outfitters, Michael Kors, Reiss, Ted Baker, entre tantas outras. Neste complexo de compras e entretenimento, também fica um hotel Hilton, pra quem quiser ficar hospedado coladinho no Albert Dock.

IMG_8033
almoço no Bill’s: um hambúrguer de respeito!

Passamos diversas vezes por este shopping enquanto estávamos em Liverpool, porque ele conecta os caminhos da cidade ao Albert Dock. No nosso último dia inteiro na cidade dos Beatles, aproveitamos para conhecer o cinema Odeon, e assistimos Justice League por lá. Tomei muita água de côco comprada no Pret a Manger de lá (pra quem não sabe, eu sou viciada em água de côco), comprei meus earmuffs na Accessorize pra proteger meus ouvidos da ventania, e também almoçamos no Bill’s, que é uma rede de restaurantes inglesa com cardápio gostoso e preço justo.

Vale lembrar que visitantes não-residentes na União Européia tem direito a restituição de imposto nas suas compras. Para isso, é preciso informar, no momento da compra, que deseja “shop tax free” e apresentar seu passaporte. No Reino Unido, a restituição dos impostos é de cerca de 20% do valor da compra e, se não me falha a memória, compras acima de £50 já são elegíveis para restituição de impostos. A restituição pode ser feita no cartão de crédito ou em espécie e, pra isso, é importante obter o carimbo da alfândega no dia em que estiver saindo da União Européia e, depois, passar no guichê de restituição.

One thought on “Onde fazer compras em Liverpool?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s