Desde que o Moroccanoil invadiu as prateleiras de salões de beleza e lojas especializadas pelo mundo, todo mundo (aka todas as mulheres do mundo) quiseram um óleo para chamar de seu. Eu lembro que, lá pelos idos de 2010 ou 2011, o Moroccanoil chegou aos mercados brasileiros custando uma pequena fortuna (pra mim, quase R$200,00 num vidrinho de produto de cabelo é uma realidade muito distante), mas, por sorte ou bênção, eu viajava bastante na época e pude comprar na gringa o meu primeiro vidro desse óleo que virou hit ~nas internet~.

E foi só começar a usar pra entender o porquê de ser hit: o ~morrocão~ é bom mesmo. O óleo, que promete tratamento pra todos os tipos de cabelo, me ganhou na primeira semana de uso. Eu nunca fui de cuidar muito do meu cabelo, por motivos de preguiça, mas consegui desenvolver o hábito de usar o óleo de argan no meu cabelo porque é muito simples, era só passar um bocadinho depois que saísse do banho com o cabelo ainda molhado (pelo menos eu uso assim), e pronto. Eu realmente senti que o meu cabelo passou a ficar mais brilhoso, menos quebrado, e muito cheiroso. Isso porque eu morria de medo de ficar com o cabelo muito oleoso (porque eu tenho essa leve tendência) – mas isso não aconteceu. Ainda bem!

Cheguei a comprar um kit travel size com mini shampoo, mini condicionador, mini creme pra pentear, e mini óleo. Usei algumas vezes, mas fiquei naquela de querer economizar (#bolsistasofre) e até hoje tem quase meio potinho de cada coisa – exceto do mini óleo, que eu uso pra levar uma quantidade pequena em viagens e evitar levar o vidro maior. Porque, né.
Alguns anos e alguns vidros de Moroccanoil depois, começaram a aparecer versões “genéricas” do tratamento. Eu acho que as marcas de beauté e cuidados pra cabelo simplesmente perceberam o hype e viram que podiam desenvolver produtos de menor custo que ofereceriam os mesmos (ou quase) resultados. E eu já testei alguns deles, e vou contar pra vocês o que achei.
– Elixir Ultime, da Kérestase
Que eu me lembre, esse foi o primeiro ~genérico~ que surgiu no mercado, se é que dá pra chamar Kérestase de genérico. O Elixir Ultime deixa o cabelo super cheiroso, mas acho que, no meu cabelo, ele “pesa” um pouco mais do que o Moroccan. Quando uso esse, tenho que ter cuidado pra não passar demais, e pra espalhar bem nas pontas, que é pra não ficar esquisito.
– Moroccan Infusion, da Suave Professional
Um belo dia eu tava viajando e percebi, ao chegar no hotel, que tinha esquecido de levar shampoo e condicionador. O Moroccanoil eu não levei de propósito, porque tinha acabado e eu precisava comprar outro vidro. Passeando pelos corredores do Walmart pra escolher um duo shampoo-condicionador que desse conta no mínimo do período da viagem, eu avistei essa tal marca Suave. Nunca tinha nem ouvido falar, mas fiquei atraída pelo preço. Do lado dos shampoos e condicionadores, tava lá um monte de tubinho do óleo, custando 4 dólares. E é lógico que eu resolvi comprar pra experimentar porque, né, é-tão-barato-que-não-vai-nem-fazer-diferença-nos-meus-gastos (mas faz). Mas não me arrependi não. O óleo é bem levinho, e deixa o cabelo cheiroso também. Se eu usar o trio shampoo + condicionador + óleo, eu sinto que o meu cabelo fica pesado demais, e fica com aparência oleosa mais rápido. Por isso, deixei o Suave pra usar lá em Brasília, onde o meu cabelo fica mais seco, e aí acaba equilibrando esse “excesso” de oleosidade.
– PROLISO, da Vizcaya Cosmetics
Acho que, de todos os óleos que já usei, esse foi o que eu menos gostei. Ele veio pra que eu testasse numa caixinha de beauté, mas achei que ele pesou muito o meu cabelo, e até deixou com cara de sujinho. Como ele promete um cabelo super liso e sem frizz, e o meu cabelo já é bem fininho (embora eu tenha muito cabelo), acabou ficando pesado e mais boi-lambeu-do-que-nunca. Quando acabou o vidrinho que eu recebi, não comprei outro.
– Óleo Inca PowerOil, da Nazca Power Professional
Esse óleo Inca eu gostei bastante! Além do cheirinho dele ser bem gostoso, ele não deixou o meu cabelo com cara de sujinho, nem pesado, mas sim bem brilhoso. Recebi um potinho do creme recentemente pra testar, e espero que tenha o mesmo efeito.
– Óleo Extraordinário, da L’Oréal
Esse aí foi recomendado pela minha cabeleireira Jô, quando conversamos uma vez sobre esses óleos e quais seriam as melhores opções pro meu cabelo. A L’Oréal tinha acabado de lançar a linha desses Óleos Extraordinários, e a Jô testou no meu cabelo depois de cortar. O resultado foi bem bacana: meus cabelos ficaram super brilhosos e sedosos, parecendo de propaganda de shampoo. O cheiro dele é bem bom também, e, usando a quantidade certa, não pesa nadinha no cabelo.
– Super Óleo 8, da Garnier
Eu acho que essa é uma das opções mais baratas disponíveis no mercado brasileiro, e também uma das melhores. Ele não só promete 8 benefícios pro cabelo, mas também os cumpre. Depois de usá-lo, notei que as pontas do meu cabelo ficaram menos quebradas. É bem gostoso de passar antes de pentear o cabelo, e deixa bem brilhoso. Entre as opções baratinhas, talvez seja o melhor pra quem faz escova/chapinha, porque protege o cabelo contra as altas temperaturas dos aparelhos. E a Garnier também desenvolveu a linha completa com o tratamento; pra mim, não é bom usar todos os produtos juntos, porque deixa o cabelo pesado.
É claro que isso tudo que eu contei aqui tá baseado na minha própria experiência, e que cada cabelo é diferente, e o meu cabelo é liso-escorrido-boi-lambeu e o que funciona no meu cabelo pode não funcionar nem num cabelo do mesmo tipo que o meu, mas acho que vale a pena compartilhar as minhas experiências – nem que seja só pra vocês conhecerem as marcas que oferecem esse tipo de produto (ou pelo menos as que eu já tive a oportunidade de testar).
O meu favorito continua sendo o Moroccanoil, mas tenho gostado de testar e usar opções mais baratinhas! Agora que eu não consigo viajar mais com tanta frequência (#bolsistasofre #dissertationtion), não dá pra acabar com o vidro do morrocão muito rápido, então eu tenho usado ele 2 vezes na semana (com uma distância de 3 dias entre um uso e outro), e alterno os outros baratinhos nesses outros dias da semana.
2 responses to “óleos para cabelo”
[…] óleo finalizador Moroccanoil. Eu já falei sobre a minha relação com o Moroccanoil naquele post sobre óleos para cabelo, onde eu também já tinha dado a dica de que usava esse vidrinho pequeno pra levar em viagens. […]
LikeLike
[…] óleo finalizador Moroccanoil. Eu já falei sobre a minha relação com o Moroccanoil naquele post sobre óleos para cabelo, onde eu também já tinha dado a dica de que usava esse vidrinho pequeno pra levar em viagens. […]
LikeLike