Semana passada rolou a São Paulo Fashion Week, mostrando as coleções de grandes marcas brasileiras para o outono/inverno 2014 (sim, a moda é louca e a gente não tá nem no verão ainda e já tão com coleção de outono/inverno do ano que vem pronta). Mesmo de longe, acompanhei os desfiles e fiz um resumão das tendências apresentadas nas passarelas pra registrar aqui.
Conforto chique: Colcci, Juliana Jabour, Animale, Pat Pat’s e Triton foram algumas das marcas que apresentaram coleções com muitos blusões e calças tipo jogging em tecidos sofisticados, com punho nas barras ou em moletom todo bordado. Algumas marcas misturaram as peças mais esportivas com cropped tops e blusas mais ajustadas.
Couro total: Ellus, Alexandre Herchcovitch, Cavalera e Tufi Duek trouxeram o material com força, dando destaque para as peças únicas e também para looks em couro total preto, com volumes e movimentos.
Calça cropped: Forum e Uma mostraram as pantalonas mais curtas e bem amplas, relembrando um bermudão.
Fendas: Têca, Osklen, Reinaldo Lourenço e Vitorino Campos mostraram fendas duplas na frente ou bem profundas atrás, deixando os vestidos de festa mais sexy.
Telas e Vazados: Ronaldo Fraga, Osklen e Amapô deixaram as roupas de inverno mais arejadas a partir de redes e recortes, que podem deixar muita pele de fora sem nenhum decote.
Neutros glaciais: Pedro Lourenço e João Pimenta foram alguns dos estilistas que romperam com as temporadas onde os neutros tinham tons rosados, focando a cartela de cores no branco, no off-white, no gelo e no marfim.
Casaco amplo: casacões tipo casulo (que são uma delícia de vestir!) apareceram nas coleções Forum, Pedro Lourenço, Triton, Vitorino Campos, Ellus e Reinaldo Lourenço.

Macacão: de acordo com as passarelas de Colcci, Cavalera, Ellus, Gloria Coelho e Patrícia Motta, a peça ainda vai render muito no outono/inverno 2014. Ainda bem.
Peplum: Acquastudio, Alexandre Herchcovitch, Juliana Jabour, Animale e Forum foram algumas das marcas mostraram a modelagem em versões que ajudam a disfarçar uma pequena barriguinha.
Preto sobre preto: pode parecer óbvio, mas as coleções Ellus, Fernanda Yamamoto, Alexandre Herchcovitch, Osklen, Triton, Cavalera e Gloria Coelho valorizaram o lado negro da força a cor como statement do inverno, em camadas e texturas.
Xadrez: a padronagem que é coringa do inverno continua com força em 2014 de acordo com João Pimenta, Colcci, Cavalera, Forum, Osklen e Ronaldo Fraga, desta vez com cores contrastantes, gradações variadas e até mesmo manchado sobre o tecido.
Tecidos rústicos: Tufi Duek, Ronaldo Fraga e Osklen usaram ráfia, palha de seda e linho, oferecendo um toque natural para as peças.
Saia evasê: Samuel Cirnansck, Fause Haten, Colcci, Acquastudio, Patrícia Motta, Triton e Ronaldo Fraga trouxeram a saia que desenha um A em comprimentos abaixo do joelho; godês, franzidas ou pregueadas, essas saias rodadas parecem voltar com força total.
Saia transparente: mais difíceis de usar, apareceram nas passarelas de Fernanda Yamamoto, Triton, Fause Haten, Acquastudio, Alexandre Herchcovitch e Animale.
Prata: o tom metálico foi mostrado por Juliana Jabour, Reinaldo Lourenço, Patrícia Motta, Pedro Lourenço e Pat Pat’s como predominante das estações, sem nenhuma ostentação.
Efeito changeant: um certo brilho perolado cobre as peças de Lino Villaventura, Pedro Lourenço e Patrícia Motta, dando tridimensionalidade às roupas.
Calcanhar de fora: Vitorino Campos, Melissa e Alexandre Herchcovitch apostaram em sapatos que deixam os calcanhares de fora.
Pedraria: Gloria Coelho, Juliana Jabour, Patrícia Motta e Samuel Cirnansck trouxeram a técnica nos detalhes ou na construção de texturas, longe dos bordados dos vestidos de festa.

Nessa semana rola a Fashion Week aqui do Rio, e eu vou continuar de olho pra resumir pra gente as principais tendências das próximas estações. Mas eu não posso terminar esse post sem contar pra vocês qual foi o meu desfile favorito dessa semana de moda de São Paulo: Pat Pat’s!
A marca imprimiu em peças como os shortinhos e as calças esportivas uma cara bem jovem, apresentando uma coleção bem comercial. E é porque ganhou o meu coração que esses looks mereceram destaque. Muito preto, muito dourado e muito prateado em peças de couro e de tricot. As camisetas com estampas de bandas de rock e das princesas da Disney encheram os meus olhos; eu quero a t-shirt do Nirvana pra ontem!
2 responses to “SPFW: resumão”
[…] mesmo jeito que resumi as principais tendências da SPFW, hoje faço uma síntese do que apareceu nas passarelas do Fashion Rio na semana passada. As […]
LikeLike
[…] mesmo jeito que resumi as principais tendências da SPFW, hoje faço uma síntese do que apareceu nas passarelas do Fashion Rio na semana passada. As […]
LikeLike