Nosso domingo de Páscoa foi muito especial: participamos da Missa na Catedral de Etchmiadzin, que é a igreja mãe da Igreja Católica Armênia, e é considerada a igreja mais antiga do mundo!
A igreja original foi construída no começo do Século IV pelo patrono da Armênia, São Gregório o Iluminador, em seguida da adoção do Cristianismo como religião do Estado pelo Rei Tirídates III, substituindo um templo pré-existente, simbolizando a conversão do paganismo para o Cristianismo. O centro do atual prédio foi construído em 483/4 por Vahan Mamikonian depois que a catedral foi severamente danificada pela invasão Persa. Desde a sua fundação até a segunda metade do Século V, Etchmiadzin foi a sede dos Catholicos, a suprema liderança da Igreja Armênia.
Ainda que jamais tenha perdido sua importância, a catedral passou por séculos de negligência, sendo restaurada em 1441. Desde então, a Santa Catedral de Etchmiadzin é a sede administrativa da Igreja Armênia, e foi listada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade no ano 2000.
A missa solene, com duração de mais de 2h, foi celebrada pelo Patriarca Karekin II, e, embora eu não entenda a língua armênia, meu coração entendeu tudo o que a fé transmite. Foi emocionante e inesquecível, tornando a nossa primeira Páscoa fora do Brasil super especial!
Ainda precisamos voltar a Etchmiadzin para conhecer tudo com calma, já que o propósito da nossa visita no Domingo de Páscoa não era turístico, mas não poderia deixar de registrar aqui um dia tão especial.