Você foi convidado para se hospedar na casa de alguém, ou pediu para se hospedar na casa de um amigo. É tão bom poder desfrutar da companhia uns dos outros, não é?! Mas, pra que seja bom de verdade, para todos os lados, é fundamental seguir algumas regrinhas de convivência para ser uma boa visita e fazer com que seus anfitriões tenham vontade de te receber de novo. Aqui vão algumas sugestões:

– mantenha o ambiente organizado e limpo, ainda que minimamente: isso é um sinal de respeito com seus anfitriões, e você não está em um hotel. Toalhas em cima da cama, colchas e roupas pelo chão, louça usada espalhada pela casa, luzes acesas sem necessidade, sinais de uso nos banheiros: tudo isso incomoda e é falta de educação!

– ofereça sua ajuda: lavar a louça usada nas refeições feitas em casa, e/ou contribuir na compra de comidinhas que serão consumidas ao longo da sua estadia são pequenos gestos que são apreciados. Provavelmente seus anfitriões dirão que não é necessário, mas a simples disposição em ajudar já é muito bem vinda.

– respeite o ambiente e os horários da casa: de novo, você não está em um hotel. Perceba os hábitos dos seus anfitriões e respeite-os, sem questionar ou criticar. Você é a visita, e o mais apropriado é adequar-se à rotina da casa onde está sendo recebido, e não tentar mudar os hábitos de quem se dispôs a te receber. Se você quer total liberdade no seu passeio, hospede-se num hotel.

– não beba demais, nem na rua nem em casa: acordar numa casa que cheira a bebida alcoólica e cheia de copos usados não é nada agradável. Além disso, beber em excesso pode causar mal estar, impedindo passeios ou atrapalhando a boa convivência. “Secar” as garrafas dos seus anfitriões também é falta de educação: se a sua intenção é beber, convide seus anfitriões para ir ao mercado e todos podem juntos comprar bebidas e petiscos para consumo durante sua estadia.

– se você tem o hábito de dormir mais tarde do que seus anfitriões, tenha cuidado com barulhos em excesso. Ninguém é obrigado a acordar ou dormir no mesmo horário, mas é preciso ter bom senso. Certamente seus anfitriões não vão se incomodar se você quiser assistir TV ou dormir até mais tarde, ou mesmo durma mais cedo do que o hábito da casa, desde que você peça licença pra isso e não incomode a rotina normal da casa.

– observe se o ambiente que lhe foi destinado também é utilizado pelos donos da casa para outros fins. É muito comum, por exemplo, um escritório abrigar uma cama para hóspedes: se for este o caso, é fundamental não só manter o ambiente organizado, respeitando o espaço de trabalho do seu anfitrião, mas também agir de modo a não constranger o uso daquele espaço durante a sua estadia caso seja necessário.

– não aja como se estivesse num hotel: já falei isso algumas vezes neste texto, mas me parece que não é demais sublinhar a importância disso. Seus anfitriões não são seus empregados, e estão sendo gentis ao abrir a casa deles para te receber. Reconheça isso, diga “por favor” e “obrigado”, não abra armários e geladeira sem comunicar aos donos da casa, não programe atividades entre 22h e 8h sem o conhecimento e consentimento daqueles que abriram a casa para você. Se a sua intenção é fazer farra, o melhor é mesmo procurar outro tipo de hospedagem.

– não peça para lavar roupa durante sua estadia. Se você estivesse num hotel, pagaria por esse serviço, não é? Caso seus anfitriões ofereçam a lavanderia para seu uso, avalie bem a necessidade, e procure evitar lavar suas roupas íntimas (elas não são chamadas “roupas íntimas” sem motivo!!).

– observe se a casa dispõe de empregados, e lembre-se de que trabalham para seus anfitriões, e não pra você. Se não há empregados, é ainda mais importante manter a ordem e a limpeza, ajudando nas pequenas tarefas da casa.

– jamais se hospede na casa de alguém sem combinar com precisão as datas/horários de chegada e partida. Seus anfitriões não estão à sua disposição para esperar indefinidamente sua chegada, ou hospedar-lhe por tempo indeterminado: eles têm compromissos e rotina a cumprir.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s