Croácia Europa Turistando & Viajando

O coliseu de Pula

A cidade de Pula/Pola é uma das maiores e mais importantes desde os tempos romanos (dividindo a atenção apenas com Porec/Parenza e Rovinj), e é lá que encontramos a 6ª maior arena romana preservada do mundo.

DSC01021

O coliseu de Pula é um anfiteatro construído integralmente em pedra entre 29 e 27 a.C.. Este coliseu tem impressionantes 132m de largura, 105m de comprimento e 33m de altura. Há dois mil anos atrás, a arena de Pula era palco de lutas entre leões e gladiadores, que chegavam a atrair até 23 mil espectadores; hoje, são os festivais de cinema, música e dança, e outros grandes espetáculos musicais que atraem o público. Entre os muitos artistas que já se apresentaram nesta arena, figuram Luciano Pavarotti, David Gilmour, e Michel Teló!

A construção do anfiteatro e arena de Pula começou durante o reinado do Imperador Augustus, no início do século I, e foi expandida durante o reinado da dinastia Flavian, quando sua capacidade passou a ser de 23 mil espectadores. Construída com pedras do estilo da Toscana, o anfiteatro consiste de 4 níveis, com seu ponto mais alto chegando a 33m de altura. Como foi construída numa colina elevada, sua parte leste fica num terreno naturalmente elevado, que aumenta a área em dois níveis. São 72 arcos semi-circulares, com 64 janelas quadradas no seu último nível. No caso de mau tempo, a área dos espectadores poderia ser coberta com linho.

IMG_4747

Os arcos do eixo principal são um pouco mais amplos para enfatizar as entradas principais; no entanto, o mais importante dos arcos é aquele na entrada sul, de frente para a cidade. A parte central do anfiteatro é a área de luta (ou seja, arena), que era usada para organizar lutas entre gladiadores, caça de animais e até mesmo tribunais públicos. Embora a entrada fosse gratuita, os lugares seguiam um arranjo que seguia de modo estrito a hierarquia social de riqueza e reputação; os mais pobres ficavam sentados no nível com a pior visão da arena. Panem et circenses (pão e circo) era o lema Romano, na medida em que o Império entretinha o povo com a organização de jogos e distribuíam pães antes do início das apresentações. Abaixo da arena de lutas, ficava localizado uma sala no subsolo onde as feras eram mantidas em suas jaulas; hoje, neste mesmo espaço, encontramos a exibição permanente sobre produção de vinho, azeite e azeitona na região da Ístria.

Por conta do seu tamanho impressionante, a Arena de Pula foi construída fora dos limites estabelecidos pela muralha da Pula Romana. O ingresso para adultos custa 50 kuna e 25 kuna para crianças.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s