Salzburg é mais do que a “cidade de Mozart” e sede do Festival de Salzburg. A cidade, que está na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO, abriga atrações turísticas que permitem ao visitante não só conhecer a rica história de Salzburg mas também surpresas fascinantes a cada esquina.

Além da Hohensalzburg Festung, as principais atrações turísticas de Salzburg são os museus dedicados a Mozart, a rua Getreidegasse e o Palácio Hellbrunn.
A arquitetura da rua Getreidegasse é caracterizada por belíssimos portais, bem como por janelas que vão diminuindo a partir do primeiro piso. As casas mais antigas costumam estar decoradas com importantes datas da sua história, nomes de seus antigos donos e até mesmo com os olhos de Deus. Outro atrativo para os turistas é o local de nascimento de Mozart, que fica no número 9 da Getreidegasse.
O Palácio Mirabell foi construído em 1606 pelo príncipe-arcebispo Wolf Dietrich, para sua amada Salome Alt. Hoje, o palácio Mirabell abriga a administração da cidade, inclusive o escritório do prefeito de Salzburgo. Os jardins de Mirabell foram completamente re-imaginados sob a administração do arcebispo Johann Ernst von Thun em 1690. As formas geométricas típicas do período barroco ainda são claramente visíveis.
Já o palácio de Hellbrunn tem encantados a todos os seus visitantes nos seus mais de 400 anos de história. Markus Sittikus, príncipe-arcebispo de Salzburg nos anos 1600, planejou um oásis de prazer e diversão como nunca visto antes. Esta residência de verão foi construída em tempo recorde, entre 1612 e 1615. Seu arquiteto, Santino Solari, que também idealizou a Catedral de Salzburg, acabou criando um dos mais magníficos prédios do final do período renascentista nos Alpes. Os amplos parques e jardins do Schloss Hellbrunn são parcialmente naturais e parcialmente modificados por técnicas de paisagismo.