A primeira vez que eu fiz a Via Dolorosa completa em Jerusalém

Desde que nos mudamos pra Jerusalém, eu já fui algumas vezes pra Cidade Velha, mas hoje foi a primeira vez que eu refiz todos os Seus últimos passos, meu Jesus. E aí me peguei pensando no que você sentiu naquela Sexta-feira.

A 9ª estação – a última antes de entrar na Igreja do Santo Sepulcro

Pensei no Seu sofrimento naquela cela tão pequena, onde Você ficou preso antes da Sua condenação e flagelação. Pensei na dor que Sua Mãe Santíssima sentiu ao ver Você sofrendo pelas tortuosas ruas de Jerusalém. Pensei nos pequenos alívios que Você sentiu quando Cirineu ajudou a carregar, por alguns passos, a cruz, e também quando Verônica enxugou Seu rosto.

Meu Jesus, eu entro nas grutas que preservam a Terra Santa onde Você pisou, e olho para as imagens representativas do Seu sofrimento pela Cidade Velha, marcando as estações da Via Dolorosa, e eu entendo porquê Você caiu três vezes pelo caminho. O peso da Cruz que Você carregou para expiar os nosso pecados, com a qual Você subiu até o Calvário, deve ter sido mesmo inimaginável. Só mesmo o Amor Divino, tão grande e profundo, é capaz de explicar a Sua persistência.

Quando tudo estava consumado, meu Jesus, Você expirou. Hoje eu perdi a conta de quantas vezes eu expirei pela Cidade Velha, enquanto subia pelas vielas que refazem Seu caminho. E percebi o quanto eu sou fraca, e o quanto Você foi forte. Não é que eu já não soubesse isso, meu Jesus. Eu cresci sabendo do Seu Amor por mim, do Seu Amor por nós. Eu cresci sentindo esse Amor. Mas é que, refazendo os Seus passos, parece que tudo isso fica mais palpável, mais real, quase como se eu me transportasse no tempo e fosse uma daquelas mulheres de Jerusalém que Você encontrou no Seu caminhar rumo à crucificação.

Eu agradeço, meu Jesus, por Seu tão grande Amor. Eu agradeço porque Você cumpriu a vontade de Deus para que nós soubéssemos que o Pai Altíssimo é amoroso e misericordioso, e só pede de nós que também sejamos misericordiosos. Eu agradeço porque Você redimiu os pecados de toda a humanidade na cruz, e é por isso que, mesmo sendo pecadores, podemos sempre encontrar o perdão. Eu agradeço porque você Ressuscitou, nos dando a certeza da Vida Eterna na Casa do Pai. Eu agradeço por tanto, por tudo que Você é pra mim e realiza na minha vida. Eu agradeço porque eu sinto a Sua presença junto de mim todo o tempo. Eu amo Você, meu Jesus, e eu sinto o Seu amor por mim, por nós!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: