No último sábado, aproveitamos o sol e o céu azul para fazermos o nosso primeiro passeio turístico em Erevã: visitamos o Cafesjian Center for the Arts, que fica no Cascade – um enorme prédio com uma escadaria de 572 degraus.
O complexo Cascade foi originalmente concebido pelo arquiteto Alexander Tamanyan (1878 – 1936), que desejava conectar as partes central e norte da cidade com uma vasta área verde de cascatas e jardins. Mas foi só no final da década de 1970 que o projeto foi reavivado por Jim Torosyan, que incorporou novas ideias ao projeto de Tamanyan, incluindo uma escadaria exterior monumental, uma área interna com escadas rolantes, e diversos corredores e jardins interligados, enfeitados por uma série de esculturas referentes à rica história e herança cultural armênia. A construção do Cascade como Torosyan imaginou foi patrocinada pelos Soviéticos nos anos 1980 mas foi abandonada após o terremoto armênio de 1988 e o fim da União Soviética em 1991. Foi somente em 2002 que o Sr. Cafesjian, trabalhando junto à cidade de Erevã e ao governo republicano da Armênia, iniciou a revitalização de todos os aspectos do monumento, reconstituindo-o completamente para que se tornasse o Centro de Artes dedicado a trazer o melhor da arte contemporânea mundial para a Armênia, e também apresentar o melhor da cultura armênia para o mundo. Desde a sua inauguração em novembro de 2009, o Centro de Artes exibe trabalhos modernos e contemporâneos de arte, e também exibe palestras, filmes, concertos e diversas outras iniciativas educacionais.
Até este final de semana, o Centro de Artes abrigou a exibição Grigor Khanjyan: Beyond Image, celebrando os 90 anos do artista armênio, que faleceu no ano 2000.
Uma das minhas coisas favoritas do Cascade foi justamente a genial vista lá do alto. É de tirar o fôlego de tão bonito!!
2 responses to “Cascade & Cafesjian Center for the Arts”
[…] ver a cidade inteira (ou quase) de alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Cascade, o Parque da Vitória, e o Museu do Genocídio. As paisagens são incríveis, tanto no verão […]
LikeLike
[…] do Cascade, na praça que leva o nome de Tamanyan, está o grande monumento ao arquiteto. O mestre se debruça […]
LikeLike