Uma das coisas que mais me apavorava antes de virmos pra Armênia era a ideia de ir ao supermercado: como é que eu ia fazer compras sem saber russo direito?!

Graças a Deus, todas as minhas excursões aos mercados até agora tem sido muito bem sucedidas, e eu não confundi amaciante com alvejante! Hihihi

Existe, sim, dificuldade, porque as etiquetas de preços estão todas escritas em armênio(!!) e eu claramente não faço ideia do que está escrito, e nem sempre a etiqueta que está logo abaixo do produto é aquela que indica o preço dele (confusão que já vi igualzinha nos mercados do Brasil). Logo, vez em quando eu tenho que usar meu russo fajuto pra perguntar qual o preço de alguma coisa, mostrando pra etiqueta de preço, etc. Só não digo que tô passando vergonha porque não acho que seja vergonha nenhuma não dominar a língua! Aliás, esse pensamento é o que tá me fazendo ir em frente e fazer tudo o que é necessário por aqui: eu não tenho nenhuma vergonha de dizer que não falo armênio e que sei quase nada de russo, e mesmo assim tô conseguindo me comunicar o suficiente. Amém!

Quanto aos produtos, aqui tem de tudo, e pra falar a verdade tem coisa que eu nunca nem vi no Brasil. Como a maioria das coisas é importada, é comum achar produtos italianos e alemães, com rótulos nestas respectivas línguas. Claro que os produtos russos dominam o mercado, mas também tem itens gregos, franceses, etc. Aqui em casa, por exemplo, já tem produto de limpeza alemão e russo. Em inglês é mais raro, mas acontece – como é o caso, por exemplo, das garrafinhas de café do Starbucks. Imagina a minha felicidade quando eu achei Starbucks no mercado daqui?! Cada excursão ao mercado me rende pelo menos uma garrafinha hihihi

Agora, se tem uma coisa que me deixa boquiaberta toda vez que eu vou aos mercados é a quantidade de vodca à venda! São milhares de rótulos diferentes! Prateleiras e mais prateleiras!! Claro que eu sabia que ia encontrar muita vodca aqui, já que é a bebida tradicional da região, mas ainda assim eu fiquei surpresa! Essa foto é só de uma parte de um corredor inteiro dedicado a estas bebidas, e acho que já tem muito mais rótulos de vodcas do que eu já tinha ouvido falar na minha vida.

E, claro, sucrilho de cosmonauta pro café da manhã, porque é muito mais legal!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s