Ontem de tarde eu e o Léo visitamos o Mesrop Mashtots Institute of Ancient Manuscripts, também conhecido como Matenadaran, que nada mais é do que um museu incrível de manuscritos antiquíssimos e belíssimos! Fiquei encantada com a beleza dos manuscritos e dos desenhos, bem como das encadernações riquíssimas.
O museu fica localizado no prédio antigo e original do instituto, com exibição de manuscritos, fragmentos de manuscritos, documentos, livros impressos antigos, encadernações preciosas, miniaturas individuais, etc. O primeiro hall de exibições foi inaugurado em 1957, quando o prédio principal do Matenadaran ficou pronto. Depois da construção das novas instalações do Matenadaran em 2011, o número de halls de exibições foi aumentado; entretanto, estas novas instalações abrigam, principalmente, os departamentos científicos.
A exibição do hall central é dedicado ao desenvolvimento das ciências medievais, da literatura e da arte da Armênia ao longo dos séculos, mapeando a cultura armênia desde a criação do alfabeto armênio por Mesrop Mashtots em 405AD até o século XVIII, e apresentando antigas traduções e trabalhos armênios. Também estão exibidos manuscritos das homilias de Msho Charentir, os evangelhos de Zeytun, miniaturas dos manuscritos da escola siciliana, os evangelhos de Dashunahar e Hrashagorts, o livro das lamentações de São Gregório de Narek, além de manuscritos de livros médicos e amostras das especiarias utilizadas para o preparo de medicamentos naturais. O hall dos mapas exibe reimpressões da época medieval.
O museu funciona de terças a sábados, entre 10h e 17h; não é permitido fotografar dentro do museu. O ingresso individual custa 1000 AMD, e é possível agendar visitas guiadas em armênio, russo, inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, português e árabe. Certamente voltarei a este museu interessantíssimo – até porque o marido estava trabalhando e não pôde ir “turistar” conosco!!
One response to “Matenadaran”
[…] em si mesma, com material histórico e cultural diverso, como o Museu Nacional de História, o Museu dos Manuscritos Antigos Matenadaran, as galerias de arte, […]
LikeLike