Eu sou e sempre fui uma pessoa que prezo pela organização em tudo na vida, e não seria diferente o meu comportamento com relação à viagens. Pra mim, o planejamento de uma viagem tem grande importância: acredito firmemente que organizar tudo com antecedência garante tranquilidade!

A preparação mesmo já começa quando definimos o destino e emitimos as passagens (entre 4 e 2 meses antes de viajarmos), mas este post é dedicado à rotina dos dias imediatamente anteriores à viagem.

Minha rotina de preparação para uma viagem começa mais ou menos 2 semanas antes, quando eu já começo a pensar e listar os itens que nos acompanharão. Se possível, começo a organizar em um dos cômodos da casa tudo o que precisa ir na viagem, pra não correr o risco de esquecer nada de última hora. Também confiro se será necessário fazer câmbio de moedas.

IMG_3847

Uma semana antes, eu imprimo e guardo numa pastinha todos os documentos da viagem, como tickets eletrônicos, tickets de trem (se for o caso), reservas de hotéis; além disso, faço cópias impressas dos passaportes. Também tomo nota de todas as informações de reservas e vôos na minha agenda, e faço backup de todas as informações referentes nos nossos emails. Outra coisa importantíssima para se fazer é conferir o seguro da viagem.

Sobre os passaportes, é sempre importante verificar se eles estão dentro da validade (no mínimo, 6 meses) e se dispõem de páginas em branco (alguns países exigem pelo menos 6 páginas em branco).

Começo a organizar as coisas nas malas com pelo menos 4 ou 5 dias de antecedência, para verificar qual o tamanho da bagagem que deverá nos acompanhar, os pesos da bagagem de mão e da bagagem despachada, e se é preciso comprar algum item de última hora, bem como confiro os cadeados ou se as malas já tem cadeado TSA embutido. Também organizo os itens de higiene pessoal, preferencialmente em suas versões em miniaturas, ou colocando os conteúdos em embalagens pequenas. Além disso, verifico todos os medicamentos (se temos quantidade suficiente pro período de férias ou se é necessário comprar alguma coisa), e separo aqueles que irão na bagagem de mão daqueles que serão despachados (xaropes em embalagens que excedem 100ml).

Na bagagem de mão, eu priorizo a acomodação dos itens de valor, sempre incluindo uma muda de roupa caso seja necessário. Lembrando que na bagagem de mão não é permitido transportar sprays e nem embalagens líquidas com mais de 100ml. Sobre a organização das malas, já tem post aqui sobre o final de semana em Moscou só com mala de mão, e em breve vou subir o post com as nossas malas para as próximas férias, e aí atualizo o link aqui.

A maioria das companhias aéreas permite o check in online com 72h de antecedência ao vôo, e eu procuro fazê-lo com antecedência, indo pro aeroporto já com o cartão de embarque impresso. Chegando ao aeroporto, é só embalar as malas no plástico e despachá-las.

Importante também é ficar sempre atento aos emails que podem eventualmente serem enviados pelos hotéis ou pelas companhias aéreas informando alterações de vôos! É preciso ter bastante atenção quanto a isso, pois as companhias aéreas podem cancelar vôos agendados, realocando os passageiros no próximo vôo, mas este pode não atender às suas necessidades. Nesse caso, é preciso tempo hábil para reclamar e requisitar outra solução – nem mesmo que seja o cancelamento da compra, agendando em outra companhia.

Também com 3 ou 2 dias de antecedência da viagem, confiro se todos os cartões de fidelidade de redes de hotéis e companhias aéreas estão na carteira, caso sejam necessários.

Conferir se tem alguma conta a ser paga no período da viagem é importantíssimo. No Brasil, deixávamos nossas contas em débito automático, mas aqui na Armênia é um pouquinho diferente, então nos planejamos de acordo. Hoje, por exemplo, preciso ir pagar antecipadamente as contas de TV/Internet e telefones celulares. Acho que o ideal é pagar tudo com antecedência pra não ter que se preocupar com essas questões durante a viagem.

Na véspera ou mesmo no dia de viajar, eu faço o backup de tudo o que estava no celular e nos cartões de memória, deixando espaço livre pras fotos e vídeos da viagem. Ao mesmo tempo, atualizo o iPod pra ter várias músicas bacanas pra ouvir durante as férias, e confiro o conteúdo do Kindle pra ver se é preciso comprar livros novos. No dia de viajar, também vou na podóloga pra preparar meus pézinhos pras férias.

Os itens de última hora são sempre os óculos de grau e de sol, as lentes de contato e os carregadores dos eletrônicos e, pra não esquecer deles, coloco um alerta no celular para 30min antes do horário planejado para sairmos de casa. Gosto, também, de olhar com antecedência o tempo de deslocamento até e para os aeroportos/estações de trem da viagem, ainda que seja fácil conferir isso durante a viagem via internet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s