Neste último mês, o ritmo dos posts aqui no blog foi meio lento, mas por uma boa causa: meus pais estavam aqui em Ierevan com a gente, e também recebemos a visita de 3 amigos muito queridos! Ainda há muito conteúdo pra postar e quero retomar o ritmo das postagens! Espero que vocês gostem do conteúdo que é preparado com muito carinho!

Chegamos em Viena no fim da tarde do dia 16 de junho, na estação de trem Wien Westbahnhof. Decidimos ir para o hotel de metrô, e lá mesmo adquirimos o ticket válido por 72h e que custava EUR7,20 por pessoa. Como já contei aqui, nosso hotel em Viena foi o Leonardo, que ficava super bem localizado, do ladinho da Mariahilfer Straße, a maior rua comercial da cidade.

IMG_5271

Como chegamos cansadinhos da viagem de trem, nada melhor do que aproveitar a localização do nosso hotel para jantarmos ali pertinho mesmo. Na rua Barnabitengasse, (uma rua perpendicular à Mariahilfer Straße, do lado da igreja Mariahilferkirche), encontramos 2 restaurantes que nos chamaram a atenção: o Lokal 1060 e o Der Grieche. Para esta primeira refeição, optamos pelo Lokal 1060, que se revelou ótima escolha: Felipe comeu um bom chili, que ele ama, e eu comi um ótimo schnitzel!

No nosso hotel, o café da manhã não estava incluído e custava EUR13 por pessoa. Nós achamos melhor aproveitar a proximidade de um McDonald’s pra tomarmos nosso café da manhã no McCafé, e gastamos menos de 8 euros pra nós dois.

IMG_5275

Nosso primeiro passeio foi tomar o metrô até o Vienna International Centre, porque eu sempre sonhei em ver de perto a sede da Agência Internacional de Energia Atômica. Fiquei emocionadíssima e já quero voltar pra Vienna pra poder fazer a visita guiada por todos os prédios da ONU que ficam lá!

De lá, voltamos para o centro da cidade e fomos até o Museu Albertina, que fica bem próximo do palácio de Hofburg, da Biblioteca Nacional Austríaca, e do Tesouro Imperial de Vienna. Ali pertinho também está o Museumsquartier, que abriga os museus de História Natural (Naturhistorisches), o Kunsthistorisches, o Zoom Kindermuseum (dedicado às crianças), entre outros.

Seguimos caminhando até o Rathausmann Kopie, o majestoso prédio do Parlamento austríaco. Ali pertinho decidimos tomar o metrô na estação Schottentor até a estação de Praterstern para conhecer o parque Prater, o mais antigo parque de diversões do mundo!

A entrada no parque é gratuita, enquanto cada atração tem um preço por pessoa, variando entre E1,50 e E5,00. A principal atração do parque é a famosa Wiener Riesenrad, uma enorme roda gigante construída em 1897. Além disso, para quem curte museus de cera, o parque Prater abriga um Madame Tussauds. Nós decidimos almoçar lá no Prater mesmo, no restaurante ao lado da roda gigante (que também chama Wiener Riesenrad Restaurant).

Nossos passeios continuaram, nos levando até o Schloß Schönbrunn, o palácio dos Habsburgo com seus belos jardins. A estação de metrô Schönbrunn (linha verde) oferece fácil acesso ao palácio. Estão disponíveis dois tipos de tours pelo palácio: o Imperial Tour e o Grand Tour. Infelizmente, quando chegamos ao palácio, todos os tickets do dia estavam esgotados, então fica a dica importante de reservar os ingressos com antecedência pelo site oficial! Esta impossibilidade de visitarmos o palácio não nos desanimou e aproveitamos para explorar com calma os enormes e belíssimos jardins que circundam o palácio. Aproveitei o fim da tarde para fazer algumas comprinhas na Mariahilfer Straße, inclusive a minha mochila FjällRaven Kanken amarela que já fez sucesso no instagram desde a primeira vez que apareceu. À noite, fomos jantar no Der Grieche, restaurante grego que ganhou nosso coração com uma comida deliciosa e farta.

No domingo, acordei cedo e fui à missa na Catedral de São Estéfano (Domkirche St. Stephan), que fica ao lado da estação de metrô Stephansplatz. É impossível não se impressionar com a majestosa construção com a qual nos deparamos ao subir as escadas do metrô! Por dentro, a Catedral também é belíssima, e tudo emociona. Decidimos aproveitar o dia para ir até Bratislava, mas este passeio merece um post exclusivo! Ao voltarmos pra Vienna, fomos encontrar os amigos Helena e Gustavo no agradável Palmenhaus, café/brasserie/bar que fica no Parque Burggarten, ao lado do Museu Albertina.

Se no sábado e no domingo Viena estava sob forte ventania, o que deixava o clima ameno e agradável, a segunda feira nos ofereceu um dia muito, muito, muito quente. Começamos o dia com um café da manhã no Starbucks mais próximo do hotel e fomos caminhando até o palácio Belvedere, parando pelo caminho para conhecer a Catedral em Karlsplatz (Vorplatz der Karlskirche) e o monumento aos heróis soviéticos na Schwarzenbergplatz. Dali, seguimos para o Museu da Guerra. Almoçamos no Café Salut, que fica no próprio Museu, e só aí desbravamos o acervo das guerras desde o século XIX.

Mais tarde, tomamos o caminho de volta pro hotel, aproveitando a tarde para fazer nossas últimas comprinhas na Mariahilfer Straße. Para o nosso último jantar em Vienna, o restaurante Mini foi uma excelente escolha: o menu oferecia opções incríveis, e eu comi um bacalhau suculento, tão delicioso que consigo até sentir o gosto dele só de pensar!

Na terça, acordamos cedo e tomamos o rumo do aeroporto usando o Uber. O aeroporto de Vienna fica a cerca de 40min do centro da cidade, então é importante programar-se para sair com antecedência. O Uber custou cerca de 40 euros; não é barato, mas considerando o conforto, eu sempre acho que vale a pena planejar este gasto. Este foi um dos bons aeroportos que conhecemos, oferecendo serviço completamente informatizado de check in e despacho de bagagem. Também foi fácil cumprir com os procedimentos de Tax Free, uma vez que estão disponíveis guichês de alfândega antes (para as bagagens despachadas) e depois (bagagem de mão) do controle de passaporte.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s