Como contei no post sobre Vienna, aproveitamos a tarde do domingo para conhecer Bratislava, a capital da Eslováquia!

IMG_0816

Chegamos na Wien Hauptbahnhof por volta de 11h30 e compramos lá mesmo o ticket de ida e volta para Bratislava, que custou 16 euros por pessoa. Os trens partem de hora em hora e, uma vez que o nosso trem sairia somente 12h27, almoçamos no McDonald’s que fica do lado da estação. Esse bilhete de trem é do tipo open ticket, e é valido por 72h.

A viagem entre Vienna e Bratislava dura menos de 1h, e podemos observar no trajeto os amplos campos austríacos, bem como os famosos moinhos de vento. Ao chegarmos em Bratislava, decidimos caminhar pela cidade, embora tivessem nos explicado em Vienna que os nossos tickets de trem também nos permitiam usar o transporte público da capital da Eslováquia.

Caminhamos até o centro histórico de Bratislava, Staré mesto (Cidade Velha), e este percurso nos tomou cerca de 15min. Hviezdoslavovo námestie é a principal praça do centro antigo, e o Palácio dos Primados (Primaciálny palác) é uma belezinha. A Catedral de São Martin (Dom sv Martina) impressiona pela sua arquitetura, e ficamos andando por Hlavné námestie boa parte do tempo. Nós não subimos até o Castelo (Bratslavsky Hrad) por conta do meu pé doente: eram incontáveis degraus e a dificuldade que eu tenho para descer escadas acabou nos privando deste passeio. Mas é claro que este é o passeio mais recomendado de todos e, se você for a Bratislava e não tiver nenhum impedimento de saúde, por favor vá até lá e aproveite a visita por mim!!

Caminhamos, caminhamos, e caminhamos. Passamos pelo Old Town Hall, e também pelo Man at Work, uma estátua de ferro saindo de um bueiro. Parte do nosso percurso na cidade foi às margens do Rio Danúbio. Fizemos uma parada estratégica no shopping Eurovea a caminho da Opera House e do Teatro Nacional Eslovaco (Slovenské národné divadlo), e em seguida fomos até a Igreja de Santa Isabel, que fica em Kamenné námestie. Embora a gente tenha ficado menos de 10 minutos no shopping Eurovea, deu pra ver que ele é enorme e tem grandes lojas, o que pode ser uma boa opção para quem quiser fazer compras.

Como queríamos pegar o trem de volta pra Vienna às 16h37, começamos nossa caminhada de volta para a estação, admirando a cidade pelo caminho e felizes por termos tido a oportunidade de conhecer um pouquinho de mais uma capital do Leste Europeu num passeio de 3 horas!

Recomendamos fortemente esse passeio pra quem estiver em Vienna e não tiver muito tempo. Basta planejar direitinho que é possível fazer o dia render pra conhecer Bratislava! Vale destacar que enquanto a estação de trem de Vienna é muito bonita, bastante ampla e moderna, cheia de lojas e restaurantes, a estação de trem de Bratislava é bem simples, e tem apenas algumas minúsculas lanchonetes e uma pequenina lojinha de souvenires. Acho que este é o tipo de informação importante pra quem planeja essa viagem bate e volta num mesmo dia, já que não dá pra contar muito com uma grande estrutura na estação de Bratislava, que foi de fato a mais simples das estações por onde passamos nestas férias.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s