No dia 14 de outubro, a cidade de Yerevan comemorou 2799 anos desde a sua fundação! Por motivos de sinusite, só hoje consegui sentar no computador e escrever com carinho sobre o aniversário desta cidade que tem sido a nossa casa desde janeiro deste ano.

IMG_7047

O nome da cidade de Yerevan tem origem no nome “Erebuni”, do período Urartu: o som urartiano de “B” tem som de “V” em armênio, tendo o nome se transformado para Yerevan. Localizada à beira do vale do Ararat, nas duas margens do rio Hrazdan, numa altitude de 900 – 1200m acima do nível no mar.

Na ocasião do aniversário de 2799 da cidade, o prefeito Taron Margaryan publicou uma mensagem oficial congratulando a todos pelo evento, celebrado por armênios de todo o mundo. Sob o slogan “City of Love”, a capital da Armênia é celebrada por suas conquistas como uma das capitais mais estáveis, seguras e com desenvolvimento sustentável do mundo.

Os eventos festivos que celebraram o aniversário da cidade começaram com o tradicional desfile de caminhões de água, em que estas máquinas desfilam decoradas desde a France Square até a Praça da República, lavando todo o caminho.

No parque Saryan, o evento YerevanART abriu espaço aos estudantes de arte, aos centros culturais e aos artistas modernos da Armênia de diferentes gerações que foram inspirados pelas cores festivas de Yerevan. Além disso, o evento também ofereceu aulas magnas para todos aqueles interessados em arte, com exibições artísticas.

IMG_6891

Muitos eventos aconteceram ao longo do dia 14 de outubro para festejar a importante data, e também nos dias subsequentes. Além de uma meia maratona na cidade, a experiência “Discover Armenia from the sky” foi oferecida pelo Festival Internacional de Balões entre 14 e 17 de outubro.

Ao final do dia 14 de outubro, muitos fogos coloriram o céu da capital da Armênia, preparando o início das celebrações pelos 2800 anos desde a fundação da cidade!

Desde o dia 15 de outubro, a cidade está em contagem regressiva para esta nova celebração, e o clima de festa ainda toma conta da cidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s