Quando estamos preparando uma viagem, a lista de coisas a resolver parece interminável, não é?  É por isso que um pouquinho de organização, nessas horas, pode garantir muita tranquilidade e paz de espírito. Pautada nas minhas experiências de viagens, resolvi dividir aqui 10 coisas que considero importantes fazer em até, no máximo, 1 semana antes de viajar. Estas dicas foram pensadas pra facilitar, principalmente, a vida de quem vai viajar para o exterior, mas algumas delas também são válidas para viagens nacionais!

2

1- Contratar o seguro de viagem

Viajar sem um bom seguro de saúde é a maior furada: sabe Deus o que pode acontecer, e a última coisa que queremos quando estamos viajando é dor de cabeça. Se o seguro tiver uma franquia que também proteja a sua bagagem, melhor ainda.

2- Solucionar as finanças

Nesta etapa, você já sabe se vai trocar o dinheiro, habilitar o cartão de crédito para uso no exterior e/ou fazer um cartão de débito – ou todas as opções anteriores. Quando eu morava no Brasil, sempre negociava o câmbio com antecedência e trocava o dinheiro. Aqui em Ierevan, é muito fácil fazer câmbio: além dos bancos, é possível trocar dinheiro nos supermercados, lojas e shoppings em pequenas casas de câmbio oficiais. Por conta dessa facilidade, e porque a taxa cambial oscila muito pouco, às vezes eu faço câmbio até mesmo na véspera de viajar.

3-  Criar um documento online com todas as informações da viagem

Usar o Google Drive para guardar todas as informações da viagem pode ser uma boa: além de poder acessar de qualquer lugar todos os seus documentos (cópia do passaporte, reservas dos hotéis, e-tickets e passagens, cópia do seguro de viagem, etc), você pode compartilhar com sua família para que eles saibam da sua programação.

4- Imprimir cópias dos documentos da viagem

Mesmo tendo as cópias eletrônicas de todas as suas reservas e da apólice do seguro, é importante ter cópias impressas de toda a documentação, já que alguns países exigem que estes documentos sejam apresentados na imigração e, neste momento, não se pode usar o celular. O ideal é fazer uma pastinha com cópias impressas do seu bilhete eletrônico (comprovando a passagem de volta), do seguro de viagem, da comprovação da hospedagem e, em alguns casos, dos acordos de isenção de vistos. Com a documentação em mãos, ficará mais fácil preencher os formulários de imigração (se houver).

1

5- Fazer backup do celular e da câmera, e esvaziar os cartões de memória

Aquele item auto-explicativo.

6- Preparar o seu entretenimento de bordo

Longas horas dentro de um avião são ideais para botar a leitura em dia, ou mesmo se atualizar naquele seriado do qual tá todo mundo falando. Desde que eu ganhei o Kindle, ele é meu grande companheiro nos meus vôos, e eu sempre deixo uns 3 ou 4 livros já prontos para serem lidos. E, como eu sou meio old school quando se trata de música, eu ainda viajo com meu iPod clássico recheado de todas as possíveis trilhas sonoras da viagem. Eu tenho muita dificuldade de dormir nos vôos, então eu gosto de estar bem preparada pra me distrair e tornar a experiência mais agradável!

7- Comprar comidinhas para o vôo

Meu organismo fica MUITO DOIDO em dias de viajar. Do mesmo jeito que eu posso ter um apetite feroz, eu posso simplesmente perder completamente a fome. Isso sem contar quando a comida do avião é simplesmente intragável… é por isso que eu não entro no avião sem umas comidinhas de jeito nenhum! Barrinhas de cereal, mix de nuts, pacotinhos de biscoito, ou mesmo um chocolatinho (M&M’s costumam ser a minha escolha) podem ser a salvação da pátria.

8- Organizar a “farmacinha”

O termo “farmacinha” nasceu lá nos idos de 2004 e desde então é o meu termo para definir minha bolsinha de remédios e outros itens “de farmácia”, como band-aids, esparadrapos, spray antisséptico, etc. Eu não viajo sem levar os remédios com os quais já estou habituada, principalmente porque em muitos países é impossível comprar remédios sem receita. Inclusive, quando nos mudamos pra Armênia, eu trouxe um estoque dos remédios que eu mais uso, renovei na minha viagem ao Brasil em agosto do ano passado, e já listei o que preciso repor na próxima ida para terras tupiniquins. É sempre bom conferir se os princípios ativos dos seus remédios são permitidos no seu país de destino, e alguns países exigem a apresentação da receita de medicamentos, principalmente no caso de substâncias controladas; neste caso, é bom providenciar também uma tradução para a língua oficial do país ou, no mínimo, uma tradução para o inglês.

9- Deixar a mala tomar ar

Seja você um viajante frequente ou não, você deve ter seu lugar de deixar a mala guardada entre um vôo e outro: por isso, é importante deixar a mala tomar ar e, se possível, um pouco de sol pra tirar qualquer cheirinho indesejado. E, se for a sua primeira viagem, e você tiver acabado de comprar uma mala, também é bom deixar que a mala tome ar e um pouco de sol pra tirar o cheiro intenso dos materiais usados na fabricação.

3

10- Monitorar o clima do seu destino

Pra ajudar na hora de organizar a sua mala inteligente, e pra ter a certeza de que você vai viajar bem preparado pra encarar qualquer clima, comece a monitorar o clima do seu destino pelo menos uma semana antes. Assim, você consegue planejar bem a organização da sua mala e dificilmente será pego de surpresa.

11- Habilitar o roaming no celular ou providenciar SIM card internacional

Nem todo mundo habilita o roaming do celular pra viajar, principalmente em tempos de tanta facilidade de adquirir SIM cards que oferecem planos bem mais vantajosos do que os das operadoras nacionais. Ainda assim, eu acho que desde 2008 eu não viajo sem estar com o roaming habilitado, nem que seja só pra mandar um SMS quando o avião pousa avisando que tá tudo bem. A minha operadora aqui na Armênia oferece uns planos decentes de roaming de internet, então, dependendo do país de destino ou da duração da viagem, eu simplesmente habilito um desses planos e nem me preocupo com a compra de um SIM card novo. Mas já falei um pouco por aqui sobre SIM cards que compramos nas nossas últimas viagens (tenho que atualizar com a última operadora que usamos no Reino Unido!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s