Europa Polônia Turistando & Viajando

Passeios pelo centro histórico de Cracóvia e pelo bairro Kazimierz

Além do Castelo Real de Wawel em Cracóvia, há muitas outras coisas interessantes para se ver no centro histórico dessa cidade linda, bem como no tradicional bairro judeu de Kazimierz!

img_3120
placa no centro histórico de Cracóvia indicando a distância para as principais cidades que receberam imigrantes poloneses no mundo!

O mercado de roupas (Sukiennice) e a torre Wieża Ratuszowa ficam muito próximas da praça Rynek Główny, e todos são destaques do centro histórico da charmosa cidade polonesa. Em todo o centro histórico, somente é permitido o trânsito de pedestres, o que é mais um atrativo para passeios deliciosos por ali.

Na mesma praça Rynek Główny, está a Bazylika Mariacka (Basílica de Santa Maria) no estilo gótico, que foi construída no século XIV e serve como um dos melhores exemplos da arquitetura gótica polonesa com seus 80m de altura. A Basílica de Santa Maria é famosa pelo seu altar de madeira esculpido por Wit Stwosz e, a cada hora, um sinal de trompete (chamado de Hejnał mariacki) é emitido do alto da torre mais alta, e o hejnał do meio-dia é ouvido por toda a Polônia por meio da transmissão da rádio nacional polonesa. A Basílica também é conhecida pelos leitores da obra The Trumpeter of Krakow, escrito por Eric P. Kelly.

IMG_4527.JPG

A Igreja de São Pedro e São Paulo é um dos destaques do centro histórico de Cracóvia, por ser o primeiro prédio no estilo barroco da Polônia. Localizada na rua Grodzka nº 54, a Igreja de São Pedro e São Paulo foi construída entre 1597 e 1619, e foi nomeada pequena Basílica em 1960.

Ao sul do centro histórico de Cracóvia, está Kazimierz, conhecido como bairro judeu porque, por muitos séculos, foi um lugar de coexistência e interação histórica entre as culturas judaica e polonesa. A parte noroeste de Kazimierz era historicamente judaica, e seus habitantes judeus foram forçadamente realocados em 1941 pela ocupação alemã para o gueto de Cracóvia, do outro lado do rio Vistula, em Podgórze. Hoje, Kazimierz é um dos principais destinos turísticos de Cracóvia e um importante centro de vida cultural da cidade.

Depois da Segunda Guerra Mundial, Kazimierz foi negligenciada pelas autoridades comunistas. No entanto, desde 1988 acontece anualmente o Festival de Cultura Judaica, reintroduzindo os poloneses à cultura judaica que uma geração inteira desconhecia. Em 1993, Steven Spielberg gravou grande parte do filme A Lista de Schindler em Kazimierz, e desde então houve um maior desenvolvimento e restauração de importantes lugares históricos deste bairro. Os grandes destaques de Kazimierz são, sem dúvida, a Basílica de Corpus Christi (Bazylika Bożego Ciała) e a Plac Wolnica, onde fica o Museu Etnográfico.

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: