Croácia Europa Turistando & Viajando

A região de Kaptol de Zagrebe

Zagrebe foi um dos destinos da nossa road trip, e passamos alguns dias conhecendo a cidade. A principal região turística é o Kaptol, que fica na parte mais alta da cidade. A partir do centro, o limite do Kaptol começa na Catedral de Zagrebe, que, por sua vez, fica a poucos metros do Mercado Dolac, que é o principal mercado de fazendeiros da cidade, onde também podemos encontrar alguns souvenires.

IMG_5227

O Kaptol foi confirmado em 1094, quando o Rei Ladislaus fundou a diocese de Zagrebe. O bispo, residente na Catedral, tinha sua residência na parte sudoeste da colina do Kaptol. A Catedral foi consagrada em 1217, mas foi muito danificada durante a invasão mongol de 1242. Depois de 1263, foi reconstruída e restaurada. Na Idade Média, o Kaptol não tinha fortificações para protegê-lo, dependendo das cercas de madeira para protegê-lo; as muralhas e torres defensivas em torno do Kaptol foram construídas entre 1469 e 1473, e a Torre Prislin (perto da Escola Kaptol) é uma das melhores preservadas daquele período. Em 1493, os turcos chegaram a Sisak, mas foram derrotados; portanto, com medo da invasão turca, o Bispo de Zagreb construiu fortificações em torno da Catedral e da sua residência. A muralha e as torres defensivas foram construídas entre 1512 e 1520, sendo preservadas até os dias de hoje, exceto por aquelas que ficavam na frente da Catedral, situada na Praça Kaptol: esta seção da muralha foi demolida em 1907. No século XII, duas igrejas góticas foram construídas no Kaptol: a Igreja de São Francisco, abrigando o mosteiro franciscano, e a Igreja de Santa Maria, que passou por trabalhos de reconstrução nos séculos XVII e XVIII. Em Opatovina, pequenas casas dos habitantes de Kaptol ainda estão preservadas, mas em Dolac diversas ruelas foram destruídas em 1926, no espaço hoje ocupado pelo mercado.

Catedral de Zagrebe

A Catedral de Zagrebe é uma instituição da Igreja Católica Apostólica Romana, e não é apenas a construção mais alta na Croácia mas também a mais monumental das construções em estilo gótico a sudoeste dos Alpes. A Catedral de Zagrebe é dedicada à Assunção de Nossa Senhora, e aos Reis São Estéfano e São Ladislau. A catedral é tipicamente gótica, bem como sua sacristia, e isto tem um grande valor arquitetônico. Suas torres proeminentes são consideradas marcos históricos, que podem ser vistas da maior parte da cidade.

Praça & Igreja de São Marcos 

A praça de São Marcos (Trg svetog Marka) fica em Gornji grad (ou “cidade alta”). No centro da praça, está a Igreja de São Marcos. A principal evidência de que a Igreja de São Marcos foi construída no século XIII é a sua janela romanesca, bem como o plano semicircular da Capela de Santa Maria, posteriormente alterada. Na segunda metade do século XIV esta igreja foi radicalmente reconstruída, sendo reformada para um estilo gótico com três naves. A característica mais distinta desta igreja são os azulejos no seu teto, que formam o brasão de armas de Zagrebe.

A praça de São Marcos também abriga alguns importantes prédios governamentais: a sede do governo da Croácia (Banski dvori), o Parlamento Croata (Hrvatski sabor), e a Corte Constitucional da Croácia. Na esquina da praça de São Marcos com as ruas de Ćiril e Metod está a antiga sede da prefeitura, onde o Conselho da Cidade de Zagrebe realiza suas sessões.

Igreja de Santa Catarina

DSC00929

Crkva sv. Katarine é uma igreja do estilo barroco. Antes da construção da Igreja de Santa Catarina, uma igreja dominicana do século XIV ocupava a área. Quando os jesuítas chegaram a Zagrebe no início do século XVII, eles pensavam que a igreja original era muito tradicional e inadequada para seu trabalho missionário, trabalhando na construção de uma nova igreja a partir de 1620, terminando-a em 1632. Um mosteiro foi construído em adjacência à igreja, mas hoje o espaço é ocupado pela galeria de arte Klovićevi dvori. A Igreja de Santa Catarina já passou por 2 incêndios (o primeiro em 1645, e o segundo em 1674) que devastaram seu interior. A Igreja foi reformada e decorada com a ajuda dos nobres ricos da Croácia e, em troca, poderiam expor os brasões de suas famílias ou ter a honra de serem enterrados na igreja. Em 1793, a Igreja de Santa Catarina se tornou parte da paróquia de São Marcos. Em 1880, a igreja sofreu severos danos e, depois de 6 meses de reformas, foi novamente consagrada em novembro de 1881.

Croatian Museum of Naïve Art

O Hrvatski muzej naivne umjetnosti é um museu de arte dedicado aos artistas do movimento naïve (artistas auto-didatas) do século XX. Reunindo quase 2 mil trabalhos de arte (entre pinturas, esculturas, desenhos e impressões), o destaque fica para os artistas croatas, embora outros artistas internacionais do gênero também tenham suas obras expostas neste museu. O museu fica no primeiro andar do Palácio Raffay, do século XVIII.

Museu da Cidade de Zagrebe

Muzej grada Zagreba foi fundado em 1907 pela associação Braća hrvatskoga zmaja e está localizado num complexo monumental reformado, onde outrora ficava um convento. O museu apresenta os tópicos históricos culturais, artísticos, econômicos e políticos da cidade em expansão desde a pré-história, passando pelas descobertas romanas e o período moderno. São cerca de 75 mil itens organizados sistematicamente de maneira cronológica e temática, abordando coleções artísticas e objetos mundanos característicos da cidade e da sua história. O ingresso custa 30 Kuna, e o museu está aberto de terças a sábados entre 10h e 19h, e aos domingos entre 10h e 14h.

Muzej prekinutih veza

O Museu dos Relacionamentos Fracassados é dedicado aos relacionamentos amorosos fracassados, exibindo objetos pessoais deixados por ex-amantes, com respectivas descrições. O museu começou a partir de uma coleção viajante de itens doados e, desde então, encontrou sua localização permanente em Zagreb. Em 2011, o Museu dos Relacionamentos Fracassados recebeu o prêmio Kenneth Hudson que o reconheceu como museu mais inovador da Europa.

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: