Na nossa road trip, seguimos da Hungria para a Croácia. Embora o trajeto fosse de cerca de 4h apenas, decidimos passar uma noite em Siófok para conhecer o Lago Balaton.
Siófok é o segundo destino de férias mais popular na Hungria, atrás apenas de Budapeste, graças a sua costa com 17km de extensão, mais de mil hotéis/pousadas e muitos bares, restaurantes e boates.
Por conta do intenso turismo, Siófok é uma das cidades mais ricas da Hungria, e é conhecida como “a capital do Lago Balaton” por ser a maior cidade em torno do lago, e atuando como hub turístico, comercial, cultural, financeiro e midiático da parte norte do Condado de Somogy e da margem sul do Lago Balaton.
O lago é realmente belíssimo, e nós demos muita sorte de chegarmos lá num dia lindo, em que as águas cristalinas se confundiam com a imensidão do céu limpo. Mas, como já era o meio de outubro, a agitação do destino de verão já tinha acabado, e o que nos restou foi a calmaria da pousada onde nos hospedamos e dos bares e restaurantes nas proximidades.
No fim das contas, pra nós, Siófok rendeu horas de paz e sossego entre Budapeste e Zagrebe, o que é sempre um saldo positivo quando as férias são longas e intensas.
A dica gastronômica em Siófok é o Matróz al Ramirez Gyros és Etterem. Comi um bife com batatas fritas e cebolas empanadas e caramelizadas que estava do céu. O Matróz al Ramirez Gyros és Etterem fica próximo da marina de Siófok, e eles oferecem um amplo cardápio com pizzas deliciosas e outros pratos de dar água na boca.