Este post gastronômico provavelmente será o mais caro da história deste blog. Comer em Dubai não é coisa barata, muito menos se a escolha for por um “circuito alcoólico”. Eu explico: os Emirados Árabes criaram uma lei especial que autoriza os hotéis (e restaurantes de hotéis) a venderem bebidas alcoólicas. O esquema funciona: se você quer fazer uma refeição com bons drinks, você pode ir a um restaurante dentro de um dos muitos hotéis da cidade, e pagar caro por eles.

Nessa viagem, estávamos acompanhados dos nossos amigos que moram no Irã, e que simplesmente não tem a opção de ir a um restaurante e pedir um vinho ou uma cerveja para acompanhar a refeição. Naturalmente, eles quiseram aproveitar a oportunidade, e nós, bons amigos que somos, entramos no “circuito alcoólico” com eles, e chegamos a pagar (felizes) o equivalente a uns 50 reais em uma única cerveja, só pra dar um exemplo.

Em Dubai, come-se muito bem. São muitos restaurantes excelentes pela cidade, alguns estrelados, e comida de todo o mundo, para todos os gostos. Aqui está a listinha dos restaurantes (e bares) que nós conhecemos na nossa passagem por lá.

  • Claw BBQ

O Claw BBQ de Dubai fica no Souk Al Bahar, que é um centro de compras e entretenimento junto à Dubai Fountain, coladinho no Dubai Mall. A proposta do Claw é bem descontraída, e nós pedimos alguns aperitivos pra dividir como almoço: asinhas de frango, batatas fritas, nachos e tirinhas de frango frito. A licença para vender álcool no Claw vem do Hotel Palace Downtown, que fica no complexo do Souk Al Bahar.

  • 800º Degrees

A pizzaria 800º Degrees é uma rede mundial comandada pelo Chef Anthony Carron e que tem algumas filiais em Dubai, e é recomendada como a melhor pizza da cidade. Nós fomos na filial da Dubai Marina, e provamos as pizzas margherita, sausage & peppers (com salsicha de carne), e buffalina. O preço médio da pizza grande é de 55 AED (cerca de R$51). As pizzas deles são realmente MUITO boas, e esse foi um dos poucos restaurantes não-alcóolicos a que fomos.

  • ICON Bar & Lounge

O Icon é um dos bares do hotel onde nos hospedamos, o Radisson Blu Media City. Nós tomamos bons drinks por lá, acompanhados de salsichas de porco (41 AED). Foi lá que descobrimos que alguns restaurantes e bares de hotéis tem as opções de pratos feitos com carnes de porco.

  • Roberto’s

O Roberto’s é um dos restaurantes italianos melhores avaliados de Dubai, e foi o escolhido para a nossa “ceia” de Natal. Digo entre aspas porque nós chegamos no restaurante antes das 21h, com uma fome danada de quem tinha passado o dia brincando no Aquaventure. O Roberto’s fica no Gate Village, que tem um Four Seasons no complexo – logo, tem licença para vender bebidas alcoólicas. Como era véspera de Natal, eles tinham um menu fechado de harmonização de vinhos com entrada, prato principal e sobremesa, que custou, se não me falha a memória, 550 AED (sim, algo em torno de R$510) por pessoa. Valeu cada centavo.

  • Besh (Turkish Restaurant)

img_8889.jpg

A culinária turca é celebrada em toda a sua glória no restaurante Besh, que fica no Hotel Sheraton Mall of the Emirates. Foi o nosso jantar do dia 25 de dezembro, e nós pedimos um manti (26 AED, na foto) pra cada um, que é um tipo de sopa muito gostoso (e que a gente sempre come num dos nossos restaurantes preferidos de Yerevan), e dividimos humus (22 AED) e 2 porções de içli köfte (que é o famoso kibe, por 26 AED cada porção).

  • Certo

IMG_9054.JPG

O Certo é um dos restaurantes do Radisson Blu Media City, que oferece pratos da culinária italiana elaborados pelo Chef Antonio Bitetto. Nós jantamos lá 2 vezes, então provamos alguns dos pratos do cardápio: burrata di andria (80 AED), carpaccio di carne (75 AED), caprese classica (65 AED), gnocchi alla sorrentina (80 AED), risotto parmigiano (80 AED), e a sobremesa millefoglie classica gianduja (45 AED).

  • Fogueira

Expatriado faz o que quando viaja? Isso mesmo, procura restaurante brasileiro. E se tiver churrascaria então, aí é que a gente faz a festa. A churrascaria Fogueira fica no 35º andar do Ramada Plaza JBR e tem um rodízio de carnes espetacular, com direito à farofa, feijão, angu frito polenta, pão de queijo, brigadeiro, pudim, e todas essas coisas maravilhosas da culinária brasileira. Tomei Guaraná Antártica e Caipirinha juntos, porque minha saudade impede que eu tenha qualquer critério ou maturidade. Esse jantar também não saiu nada barato, mas a gente pagou algo cerca de 500 AED por pessoa (bebidas incluídas) muito felizes da vida. Eles tem uma opção de rodízio sem bebidas incluídas, que custava algo em torno de 350 AED.

  • Barasti Beach Bar

O Barasti Beach Bar é um clube de praia que fica no hotel Le Meridien JBR. Nós fomos almoçar lá, e eu aproveitei o sol e o calor pra comer uma salada deliciosa com atum selado. Eles estavam com uma promoção de 2 bebidas pelo preço de 1, mas eles cometiam o erro imperdoável de servir as 2 bebidas ao mesmo tempo, que acabavam esquentando se não fôssemos rápidos o suficiente pra beber. Devo confessar que o serviço lá deixou um pouco a desejar.

  • Yo! Sushi

Já falei dessa cadeia de sushis no post com dicas de onde comer em Londres, e nós fomos na filial do Dubai Marina Mall antes de irmos ao cinema (sim, a gente vai ao cinema quando tá viajando porque aqui na Armênia nunca se sabe o que vai passar em inglês).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s