Mudança & Trânsito

A hora da mudança

O ritmo dos posts andou bem lento por aqui por um motivo que vocês já devem suspeitar qual é desde que postei esse texto em janeiro deste ano: estamos de mudança da Armênia para o nosso próximo posto.

Desde abril, antes mesmo de sair o resultado do plano de remoções, nós começamos a organizar a vida em preparação para a mudança. A primeira coisa que fizemos foi fechar uma mala com todos os casacos de inverno hard, pois em abril as temperaturas já estavam mais amenas em Yerevan, todos os casacos já estavam devidamente limpos, e adiantava o processo deixá-los prontos para a mudança, que já sabíamos que seria no verão. As roupas térmicas também foram logo guardadas dentro de malas e, na medida em que a temperatura ia subindo, as “roupas de frio” iam encontrando espaço dentro de malas que iriam pro container.

A partir de então, começamos a adiantar tudo quanto fosse possível relacionado a estes procedimentos de mudança, já que sabíamos que, inevitavelmente, muita coisa ficaria pra última hora – como, por exemplo, fechar conta em banco. Compramos várias caixas organizadoras, e passamos a guardar roupa de cama e banho nelas, além de caixas organizadoras plásticas para guardar material de escritório e pastas documentos.

No meio de todo esse processo, ainda passamos 15 dias no Brasil em maio, com direito a escalas de 1 dia em Dubai na ida e na volta. Pra completar, viajamos no primeiro e no terceiro finais de semana de julho, o que me deixou um pouquinho ansiosa além da conta (confesso), já que o empacotamento da mudança estava marcado para os dias 25 e 26 de julho.

Quando saiu o resultado do plano de remoção, demos início à parte burocrática da mudança, que eu já relatei mais ou menos como se dá em outro post. Reforço aqui que, a partir da publicação do resultado no Diário Oficial da União, tínhamos 60 dias para deixar Yerevan. O primeiro passo concreto é a licitação e contratação da empresa de mudança; após o resultado da licitação, o contrato precisa ser autorizado pelo MRE. Somente após esta autorização de contrato é que pudemos pedir a passagem que nos levará para o próximo posto.

O dia que me bateu de verdade que faltava muito pouco para deixarmos a Armênia foi quando embalei e guardei todos os nossos ímãs de geladeira. Depois de 2 anos e meio de Armênia, colecionamos viagens e histórias inesquecíveis (como vocês puderam acompanhar por aqui, mesmo que com um pouquinho de atraso), e cada cantinho por onde passamos estava representado por um ímã. Pra mim, foi um choque esvaziar a geladeira, tirar dela todos os ímãs que a coloriam e vê-la tão branquinha.

Na última semana, nos mudamos para um hotel em Yerevan, compramos os últimos souvenires que queríamos levar da Armênia, e recebemos a empresa contratada para embalar nossas coisas e transportá-las até nossa próxima cidade. Foram 2 dias intensos de “empacotamento da nossa vida”, como eu gosto de dizer, em 113 caixas (o que é um número considerado baixo; demorou 2 dias porque o povo era lento mesmo, risos). Desde então, tudo o que temos a nossa disposição pelos próximos meses está em 4 malas.

É bastante esquisito ver todos os nossos pertences empacotados. Dentro de mim, é como se eu também empacotasse todos os sentimentos e experiências destes últimos 2 anos e meio, embalando-os com cuidado para que fiquem sempre dentro de mim.

Sair de um lugar que a gente gosta para um outro que a gente não conhece e recomeçar a vida tem um gosto bittersweet; eu amei morar na Armênia e vou sentir muita saudade daqui, mas também estou muito feliz com as possibilidades que o próximo posto abre pra gente. A ansiedade que me deixava agoniada já passou, e agora só ficou a ansiedade boa, que me deixa animada para as próximas aventuras ao lado do amor da minha vida.

Enquanto vocês leem este post, nós estamos começando o nosso trânsito e escrevendo mais páginas no nosso livro de aventuras. Que Deus nos acompanhe todo o tempo, amém.

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: