É exagero dizer que o TEMAS mudou a minha vida. Mas, ao mesmo tempo, não poderia dizer menos do que isso. Pra ficar mais justo, talvez, seja válido dizer que o TEMAS me mudou profundamente, e uma Letícia que eu sabia que existia, mas que nunca tinha se manifestado publicamente, apareceu.
Entretanto, as mudanças não começaram no modelo propriamente dito, mas antes, durante a preparação. Eu confesso que nunca fui tão displicente (pra não dizer irresponsável) durante a preparação para uma simulação. Tanto que, ao me pedirem pra mudar de cargo, eu nem liguei, porque eu realmente não tinha começado a estudar nada – e isso faltando menos de uma semana.
Além disso, a mudança de cargo foi crucial. Antes, eu era Minister for Africa, Asia and UN, e aí me pediram pra virar Chancellor of the Exchequer; Second Lord of the Treasury – ou seja, I was the money. E essa mudança repentina e inesperada me fez perceber que eu realmente não preciso de muito estudo pra modelos, mas, sim, de muita cara de pau, e muita coragem.
Falando em coragem, me sinto muito mais corajosa agora. Desde o momento em que eu cheguei em Belo Horizonte, eu tive que ser corajosa, fosse ao agüentar subir e descer ladeiras de salto alto; fosse ao representar um cargo que, embora poderoso, não tinha grande representatividade; fosse pra fazer novas amizades; fosse pro que fosse.
Aliás, amizade é um fator que modifica muito a vida de uma pessoa – quanto mais amizade que surge em modelos – algo que não se explica; é aquela coisa que surge de qualquer lugar, a qualquer hora, de qualquer jeito – e, do jeito que for, muda a sua vida, nos faz feliz, nos faz mais completos; melhores. Pena que o modelo acaba, e restam, apenas, a saudade e a certeza de que nunca mais seremos os mesmos.
E, não sendo mais a mesma, me sinto mais segura, mas madura, mais viva. Sinto como se nada mais pudesse me enfraquecer, e nenhum desafio que me fosse imposto, me intimidaria. E isso me fez crescer.
Cresci, e progressivamente, cada vez mais. E, ao mesmo tempo em que sinto uma tristeza profunda por ver o final do modelo, fico feliz por estar de volta em casa, e feliz por ter certeza de que a saudade que eu sinto de tudo e de todos é a motivação para continuar o que é preciso, continuar no mundo dos modelos, e viver mais intensamente cada dia que falta para o próximo.